Limpeza de reservatório de água

A limpeza de reservatório de água é fundamental para evitar diversos problemas e para garantir a saúde e bem-estar de todas as pessoas em um ambiente. Confira um pouco mais sobre o assunto e sobre a importância da limpeza dessas estruturas.

A água é uma das principais substâncias para o nosso dia a dia. Desde poder bebê-la diretamente ou então para cozinhar ou outras atividades domésticas como a própria limpeza de ambientes e de roupas. A água está presente na maior parte das nossas vidas e é essencial para mantermos o bem-estar geral.

Com toda essa importância da água na nossa vida, fica bem fácil de entender porque a qualidade da água é tão importante para a nossa saúde. A água com baixa qualidade pode representar graves riscos para a saúde geral. Não há forma melhor de garantir a qualidade da água que não seja a limpeza de reservatório de água.

O Grupo JotaEle é especialista na limpeza de reservatório de água em Belo Horizonte, entregando para os clientes uma limpeza completa e que com certeza vai garantir a qualidade necessária para o abastecimento de água de diferentes ambientes!

Confira mais sobre a importância desse tipo de limpeza e como você protege a sua saúde ao manter a qualidade da água!

A importância de realizar a limpeza de reservatório de água

O reservatório de água, também chamado apenas de caixa d’água é a estrutura principal no abastecimento de água de qualquer ambiente. A empresa de tratamento de água é responsável por entregar água limpa e própria para consumo até o cavalete (registro).

A partir deste momento, a responsabilidade pela qualidade da água fica inteiramente por conta do proprietário do ambiente. Se o reservatório de água estiver sujo, a água vai perder qualidade e poderá prejudicar muitas pessoas, principalmente em grandes ambientes.

Existem vários problemas que podem ser causados pela falta de limpeza de reservatório de água, incluindo algumas doenças.

  • Hepatite A;
  • Vômito;
  • Dores de cabeça;
  • Cólicas;
  • Diarreia;
  • Dengue;
  • Gastroenterites infecciosas;
  • Leptospirose;
  • Esquistossomose;
  • Cólera;
  • Amebíase.

Sem contar que a falta de limpeza de reservatório de água pode levar a proliferação da dengue, principalmente se a integridade da estrutura não foi verificada há um certo tempo.

Além dos problemas diretos para saúde temos as complicações para o resto do sistema e tubulações. As partículas acumuladas na caixa d’água eventualmente começam a chegar nas torneiras e podem acabar entupimento os canos da rede de abastecimento de água.

As torneiras também podem ficar danificadas por causa dessas partículas. Um pequeno grão de areia é o suficiente para que o funcionamento da torneira seja danificado.

Quem usa filtros para melhora a água para consumo também sofre com a falta de limpeza de caixa d’água. O filtro acaba tendo que lidar com muito mais sujeira e a sua vida útil é diminuída significativamente, exigindo a troca da “vela” do filtro mais rapidamente.

E quando devo realizar a limpeza do reservatório de água?

Os órgãos ligados ao setor da Saúde, como a Vigilância Sanitária por exemplo, recomendam que a caixa d’água e o reservatório sejam limpos a cada 6 meses. Isso evita o acumulo de partículas que podem fazer mal para a saúde no longo prazo.

Já para certos ambientes esse é um prazo definido por lei. Em Belo Horizonte, a lei que determina essa limpeza é a Lei nº 6673, de 4 de julho de 1994.

Condomínios, escolas, hospitais e outros imóveis de mesmo porte e gênero precisam realizar a limpeza do reservatório de água a cada 6 meses para evitar prejudicar a saúde de várias pessoas.

Além da limpeza do reservatório, esses ambientes também precisam realizar um teste de qualidade da água com emissão de relatório. Vale lembrar que nestes ambientes, a administração é totalmente responsável pela qualidade da água, podendo ser acionada judicialmente caso haja algum problema de saúde derivado da falta de limpeza.

Dicas para a limpeza de reservatório de água

O reservatório de água possui diversos tamanhos, justamente por isso a forma de limpeza pode mudar consideravelmente, por isso as dicas podem se aplicar em diferentes tipos de caixas.

Nos reservatórios menores e com uso por poucas pessoas, é possível realizar a limpeza de forma caseira. Basta lembrar que é importantíssimo não usar produtos químicos agressivos para a limpeza, apenas água sanitária para realizar a descontaminação completa do reservatório.

Já em ambientes maiores, com reservatórios de água de grande porte ou com muitos em um único lugar, a dica mais importante é sempre contratar uma empresa profissional e com experiência para realizar a limpeza.

Isso porque a empresa, quando dentro de todas as recomendações do mercado, utiliza todos os equipamentos necessários para que a limpeza seja feita de forma eficiente para proteger a estrutura do reservatório e a qualidade da água.

Além disso, as empresas profissionais utilizam todos os equipamentos de segurança necessários para evitar acidentes, principalmente quando a limpeza da caixa d’água é feita em ambientes altos.

Para proteger as pessoas em um ambiente e a integridade do reservatório de água, nada melhor do que contar com uma empresa profissional.

Empresa profissional de limpeza de reservatório de água em Belo Horizonte

Você provavelmente já entendeu a importância de limpar a caixa d’água não é mesmo? Que tal também conhecer algumas das vantagens de contratar o Grupo JotaEle Conservadora para realizar este serviço para você?

O Grupo Jota Ele traz anos de experiência no mercado para seus clientes, oferecendo serviços completos. Nossas soluções são sempre realizadas com profissionalismo, agilidade e de acordo com todas as recomendações e legislações que regem a atuação nessa área.

Também nos preocupados com os nossos funcionários e por isso temos uma equipe operacional que é altamente capacitada e apta para execução dos serviços, seja em espaço confinado ou em trabalho em altura, conforme NR33 e NR35 do Ministério do Trabalho.

Estes treinamentos garantem maior monitoramento e controle dos riscos existentes, para que a realização dos serviços seja feita de forma segura e confiável.

Também realizamos a emissão do atestado de limpeza e da qualidade da água para que você esteja completamente dentro das regras em Belo Horizonte!