Você já parou para pensar que a falta de limpeza da caixa d’água pode trazer uma série de problemas e riscos para a sua saúde? Durante o dia a dia necessitamos da água para consumo próprio, lavar objetos, ambientes, alimentos e também para a nossa higiene pessoal.

Portanto, é muito importante que a água presente na caixas d’água ou reservatórios não esteja contaminada para evitar o surgimento de doenças.

Não é à toa, que segundo recomendação da Vigilância Sanitária a limpeza deve ser realizada a cada 6 meses. Não importa o local, seja em empresas ou imóveis residenciais, os riscos são grandes e são os mesmos!

CONFIRA OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE A FALTA DE LIMPEZA DA CAIXA D’ÁGUA PODE CAUSAR:


1) TRANSMISSÃO DE DOENÇAS:

Precisamos da água para a manutenção da vida e, principalmente, de água potável para consumo. A falta de limpeza da caixa d’água pode gerar o surgimento de bactérias e protozoários naquele ambiente, ou seja, há uma série de doenças que podem surgir caso não haja manutenção adequada dos reservatórios!

Dengue

É ideal que a caixa d’água esteja sempre tampada, observe esse detalhe de tempos em tempos! Afinal, esse é um cenário favorável para o mosquito Aedes aegypti depositar os ovos na água parada e disseminar a dengue e outras variáveis, doenças que podem levar à morte.

Hepatite A

A falta de limpeza da caixa d´água pode causar até mesmo a Hepatite A. Essa doença que ataca o fígado, pode ser transmitida pelo contato com a água contaminada ao ser ingerida. São comuns sintomas como tom amarelado dos olhos e pele, diarreia e falta de apetite.

Giardíase

Também causada pela ingestão de água contaminada, a giardíase é marcada por náuseas e dores abdominais. A infecção é causada por parasitas que podem se proliferar em ambientes, como a caixa d’água suja, por exemplo.

Amebíase

Ao lavar os alimentos com a água contaminada por causa da sujeira do reservatório há o risco de desenvolver outra doença, a amebíase. Essa infecção parasitária acomete o intestino causando dores abdominais e fadiga.

Esses são apenas alguns exemplos de doenças relacionadas com a falta de limpeza da caixa d´água, existem muitas outras! Já pensou no perigo que os funcionários da sua empresa ou sua família correm?

Por isso, atente-se para garantir a melhor manutenção possível. O Grupo JotaEle realiza serviços de limpeza, higienização e sanitização de reservatórios com excelência. Saiba mais...

2) CHEIRO RUIM E SABOR ESTRANHO:


Outro problema causado pela não manutenção dos reservatórios é o mal cheiro e gosto ruim causados pela presença de microrganismos e sujeiras.

É importante notar a coloração da água. Quando não está cristalina há grandes motivos para se preocupar!

3) ENTUPIMENTO DE TUBULAÇÕES:


Também muito comum, o entupimento da tubulação hidráulica é causado pela sujeira acumulada! Já pensou no transtorno que pode surgir? Por isso, é sempre bom realizar a limpeza semestralmente.

É bastante comum acreditar que aquele alimento ingerido não fez bem, mas a água poucas vezes é vista como uma potencial causadora dessa contaminação. Por isso, fique sempre atento (a)! Principalmente agora que você já descobriu os principais problemas que a falta de limpeza da caixa d’água podem causar.

Coloque a saúde em primeiro lugar!

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado! Continue acompanhando mais conteúdos do nosso blog e saiba mais sobre a limpeza das caixas d’água!