O Brasil é um país rico em água doce e embora seja privilegiado nesse quesito, o índice de desperdício de água entre nossa população é muito alto. Fatores como: o uso inadequado, poluição e contaminação poderão causar em um futuro próximo vários problemas de abastecimento.

Os períodos de seca cada vez mais comuns, também são fatores preocupantes. Com chuvas cada vez mais escassas, agora é mais do que o momento de evitar o desperdício desse bem tão precioso. Assim, economizar água é uma questão de consciência e sustentabilidade.

Mas como fazer isso em empresas, casas, escolas? Separamos algumas dicas para te nortear no dia a dia. Confira!

COMO EVITAR O DESPERDÍCIO EM EMPRESAS?


Conserte vazamentos e canos furados

Cheque sempre vazamentos em canos. Segundo o Sebrae, um buraco de apenas dois milímetros é o suficiente para desperdiçar 96 mil litros de água em um mês! Inacreditável, não é?

Mapeie o uso da água

Observe onde e como a sua empresa utiliza a água, dessa forma ficará mais fácil motivar seus funcionários a adotarem medidas simples para a economia, de acordo com as oportunidades mapeadas, como, por exemplo, o desligamento das torneiras.

Troque equipamentos

Ao conhecer os setores da empresa que mais utilizam a água, identifique onde investir, ou seja, instale aparelhos e tecnologias que reduzam perdas de água, por exemplo: torneiras com arejadores, entre outros.

Mantenha em dia a manutenção dos equipamentos, é fundamental para a economia de água.

Faça a limpeza regular da caixa d’água

Fique sempre atento (a) à limpeza da caixa d’água para manter o líquido sempre próprio para consumo, evitando assim o desperdício do mesmo. Aproveite para conferir também o post que nós preparamos sobre problemas e riscos que a falta de limpeza do reservatório pode causar.

COMO EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM CASA?


Evite banhos demorados

Primeiramente, é recomendável que o banho tenha entre 5 a 6 minutos de duração. Evite banhos demorados que, além de ressecar a pele, desperdiçam muita água! Desligue o chuveiro para se ensaboar, especialistas garantem que pode-se economizar em média de 8 a 10 litros por minuto!

Não lave a calçada

Nesse caso, opte por baldes com água que já foi utilizada! Como a água da máquina de lavar, por exemplo.

Reutilize a água das chuvas

Seja para cuidar do jardim ou para lavar o carro, não há problema algum em reutilizar essa água. E quem sabe até para abastecer a piscina?!

Ao lavar roupas

Na lavanderia, deixe toda a roupa acumular para lavar tudo de uma vez!

E EM ESCOLAS?


Antes de mais nada, para evitar o desperdício de água em escolas, é fundamental que campanhas de conscientização sejam realizadas! Mas há várias dicas importantes, veja:

Água do bebedouro

Prefira encher a sua garrafa de água para beber ao longo do dia. Os bebedouros são utilizados muitas vezes sem a noção da quantidade de água que se perde.

Feche a torneira

Antes de sair do banheiro, verifique se a torneira está realmente fechada.

Não abra a torneira no máximo

Nas escolas o grande desperdício de água se concentra nos banheiros. Por isso, ao lavar as mãos não abra a torneira no máximo! Você não precisa de um grande fluxo de água para uma tarefa tão simples. Nesse sentido, fique atento (a)!

Vazamentos

Ao ver algum vazamento de água ou desperdício, incentive que os alunos procurem alguém da escola para que a situação seja resolvida! Uma postura preventiva no momento de economizar a água é sempre de grande valia.

Agende uma visita do Grupo JotaEle sem compromisso e saiba mais sobre os nossos serviços, nós temos o melhor custo benefício do mercado e garantimos a excelência em limpeza e conservação.