Limpeza de caixa d’água em condomínios: o que você precisa saber

Veja informações importantes sobre a limpeza de caixa d’água em condomínios e qual é a responsabilidade da administração nessa manutenção!

A caixa d’água é um dos pontos mais importantes de qualquer instalação hidráulica. Ela é responsável por todo o abastecimento de água de um ambiente. No caso dos condomínios, essa estrutura é ainda mais importante, afinal, é responsável pelo abastecimento de várias residenciais de uma única vez.

Portanto, a limpeza de caixa d’água em condomínios é essencial para garantir que a saúde geral de todos os moradores não seja afetada. Existem diferentes fatores importantes relacionados a esse segmento e que precisam estar sempre claros para os nossos clientes.

Por isso, o Grupo JotaEle elaborou este artigo trazendo algumas informações relevantes e importantes sobre a limpeza de caixa d’água em condomínios e suas peculiaridades. Lembrando que a JotaEle Conservadora é a melhor opção de Belo Horizonte para a limpeza de caixa d’água e uma série de outros serviços de conservação.

Continue com a gente neste artigo que você vai descobrir muito mais sobre esse importante assunto.

O que você precisa saber sobre a limpeza de caixa d’água em condomínios

Como é de se imaginar, a limpeza em caixas d´água e reservatórios é essencial para manter a qualidade da saúde das pessoas. Pense em quantas vezes você bebe água diretamente ou utiliza água para diversas atividades.

Todas essas vezes, você está consumindo água que passou pela caixa d’água. E mesmo que você utilize um filtro (eletrônico ou de qualquer outro tipo), a limpeza de caixas d’água vai afetar diretamente a qualidade daquilo que você está consumindo.

Não apenas isso, mas além de afetar diretamente a qualidade de vida das pessoas, uma caixa d’água com limpeza periódica evita também o entupimento de canos, defeitos em torneiras e o desgaste acelerado de filtros.

De quem é a responsabilidade da limpeza de caixa d’água em condomínios

Esse é um fator que precisamos esclarecer imediatamente, mesmo que pareça óbvio. Mas nem toda administração sabe que a limpeza de caixa d’água em condomínios, incluindo a periodicidade em que ela deve ser feita, é exclusivamente do sindico.

O sindico, sozinho ou através da sua equipe de administração, deve estar sempre contratando os serviços necessários para a limpeza de caixa d’água para os condôminos.

Ele não pode esperar que haja uma reclamação sobre a qualidade da água. Já que esse é um trabalho que deve ser realizado de forma preventiva.

Aliás, caso algum morador fique doente por causa de problemas com a água, o síndico pode ser acionado judicialmente. Portanto, é importante ficar de olho na limpeza da caixa d’água em condomínios.

Qual a periodicidade para a limpeza da caixa d’água de condomínios?

Este é outro ponto importantíssimo para a administração do local. Primeiro é importante saber que a recomendação básica de qualquer órgão é que a limpeza seja feita a cada 6 meses, em qualquer tipo de caixa d’água.

Essa é uma recomendação importante, este é o período necessário para que a qualidade da água que é entregue até o cavalete seja mantida dentro dos padrões necessários para um consumo saudável.

Quando falamos em questão de legislação, em Belo Horizonte existe a Lei 6673/94, que apesar de determinar regras para órgãos públicos, escolas e etc, afirma que condomínios devem observar todos os artigos presentes na legislação.

Portanto, de acordo com as recomendações da legislação e as recomendações dos de órgãos responsáveis pela qualidade da água, o período para realizar a limpeza de caixa d’água em condomínios é semestral.

Como deve ser feita a limpeza do reservatório de água?

Enquanto em residências é possível realizar a limpeza de forma manual, esvaziando a caixa e depois limpando com uma esponja macia e desinfetando com água sanitária. É altamente recomendável que a limpeza nos condomínios seja feita sempre por uma empresa especializada.

As caixas de água de condomínios são bem maiores e muitas vezes mais numerosas do que casas unifamiliares. Com isso, o trabalho de limpeza precisa ser mais especializado e conta com muitos mais passos.

Além da limpeza e descontaminação em si, é necessário também fazer uma rápida aviação do estado atual da estrutura para determinar se há algum risco de vazamento ou algum tipo de defeito que possa ser evitado.

Com o contrato de uma empresa especializada em limpeza de caixa d’água em Belo Horizonte, você garante importantes serviços como:

  • Checagem da estrutura da caixa d’água;
  • Limpeza realiza de maneira correta;
  • Teste da qualidade da água;
  • Toda a atividade é feita de acordo com os procedimentos e normas de segurança para garantir a proteção da caixa d’água, dos funcionários e dos moradores do condomínio.

Quais são os riscos de não realizar a limpeza da caixa d’água do condomínio?

Os riscos são como em qualquer oura caixa. Como falamos brevemente no decorrer do texto, são vários os riscos, incluindo até mesmo doenças que podem ser passadas por quem está consumindo a água.

Entre as doenças que podem ser evitadas com a limpeza de caixa d’água de condomínio:

  • Gastroenterites infecciosas;
  • Hepatite A;
  • Esquistossomose;
  • Leptospirose;
  • Dengue (Com a limpeza e manutenção, não há proliferação dos mosquitos).

Não é difícil entender a importância dessa limpeza, não é mesmo?

Melhor empresa para limpeza de caixa d’água em condomínios BH

Se você procura o melhor serviço de limpeza de caixa d’água em condomínios em Belo Horizonte, a melhor escolha, sem dúvidas é a JotaEle Conservadora!

Contamos com uma equipe operacional é altamente capacitada e apta para execução dos serviços, seja em espaço confinado ou em trabalho em altura, conforme NR33 e NR35 do Ministério do Trabalho.

Com a gente você terá uma gama de serviços completa para todas as soluções de limpeza e conservação de ambientes!

Não deixe de ter o melhor serviço disponível em Belo Horizonte para o cuidado de reservatórios e caixas d’água com a JotaEle! Entre em contato com a gente e conheça nossas opções e serviços.

Com o Grupo JotaEle você tem garantia de melhor profissionalismo, eficiência e de que pode ficar tranquilo!

Assuntos em alta

plugins premium WordPress