6 dicas para manter a caixa d’água limpa

6 DICAS PARA MANTER A CAIXA D’ÁGUA LIMPA

6 dicas para manter a caixa d’água limpa

6 dicas para manter a caixa d’água limpa

Uma caixa d’água limpa é a principal maneira de assegurar que a sua saúde e a de sua família estejam protegidas. Afinal, esse reservatório contém toda a água que será consumida pelos habitantes da casa ou prédio, seja para o consumo ou para a higiene.

Quando a conservação não é feita corretamente, a caixa d’água pode acabar contaminada por larvas do mosquito da dengue, bactérias, animais mortos, algas e outras fontes de doenças.

Quer saber como manter seu reservatório sempre limpo e a saúde da sua família em dia? Confira as 6 dicas simples que separamos para você!

1. Troque caixas d’água de amianto ou fibrocimento

As clássicas caixas d’água de fibrocimento, muito usadas antigamente, contém amianto, uma substância que foi até proibida no estado de São Paulo por ser prejudicial à saúde e potencialmente cancerígena.

Ao usar esse material no reservatório da água da sua casa, você corre o risco de ingerir pequenas porções de amianto, que se soltam das paredes quando esfregados ou por meio da ação do tempo, aumentando a sua chance de desenvolver câncer ao longo dos anos.

Por isso, para assegurar que a saúde da sua família não será prejudicada, o ideal é trocar caixas d’água de fibrocimento por opções mais seguras e resistentes, como polietileno ou fibra de vidro.

2. Verifique o estado de conservação da caixa d’água

Outro passo importante para garantir uma caixa d’água sempre limpa é analisar o estado de conservação desta. Assim você evita que um material danificado prejudique a qualidade da água e a saúde da sua família.

Observe se não há rachaduras e verifique atentamente o estado da pintura interna ao esvaziar o reservatório. Isso é importante porque, quando a tinta está desgastada, pode criar bolhas e rachaduras, ideais para a proliferação de bactérias.

3. Mantenha sua caixa d’água sempre bem fechada

As caixas d’água que não são fechadas corretamente são uma das maneiras mais comuns de ter o reservatório prejudicado e a saúde colocada em risco. Ao não vedar bem, você corre o risco de encontrar animais mortos, folhas, insetos e outras sujeiras na sua água.

4. Analise a qualidade da água

Ainda não chegou o dia da limpeza, mas você desconfia que sua caixa d’água pode estar contaminada? Faça o teste! Com alguns passos simples você verifica se seu reservatório está limpo e adequado para o uso. Confira:

Teste do copo

Esse teste é muito simples: encha um copo transparente com a água do reservatório (é muito importante que você vá até a caixa d’água para isso e não use a torneira). Verifique, contra a luz do sol, se a cor está normal, se não existem pontos escuros ou sujeiras flutuando.

A água deve estar completamente transparente e sem impurezas. Se você notar que há algum tom esverdeado, por exemplo, significa que sua caixa d’água está infestada de algas e a limpeza precisa ser feita urgentemente.

Teste da unha

Fez o teste do copo mas ainda não tem certeza sobre a limpeza do seu reservatório? Faça mais uma verificação: passe a unha na parede de sua caixa d’água e verifique se esta permanece limpa.

Teste do fundo

Agora, verifique o fundo da sua caixa d’água: usando luvas de proteção, mergulhe sua mão até o fundo do reservatório e explore essa região, para verificar se não tem nenhum animal, sedimento ou sujeira.

5. Faça a limpeza periodicamente

A limpeza periódica da caixa d’água é a forma mais fácil de garantir que esta esteja sempre adequada para o uso. O ideal é que esse passo seja feito de seis em seis meses ou depois de reparos na rede de água da casa ou do prédio.

6. Execute a limpeza de maneira correta

Chegado o momento, a limpeza da caixa d’água precisa ser feito com muito cuidado, afinal, é a saúde da sua família que está em jogo, não é mesmo?

O ideal é contar com profissionais para isso, mas vamos passar algumas dicas simples para você saber como fazer esse passo corretamente:

  1. Planeje com antecedência a limpeza da caixa d’água, para avisar os moradores e evitar imprevistos;
  2. Feche o registro de entrada;
  3. Espere a caixa d’água esvaziar até ficar apenas um palmo de água, feche a boia e vede os canos de saída;
  4. Utilize apenas panos e esponjas macias para fazer a limpeza, dessa forma você garante que não vai danificar o material da caixa d’água;
  5. Não use detergentes ou materiais de limpeza;
  6. Não descarte a água da limpeza pelos canos que abastecem a casa, isso contamina seu encanamento;
  7. Depois de escorrer toda a água, abra o registro de entrada e deixe a caixa encher até, mais ou menos, um palmo;
  8. Acrescente um litro de água sanitária, molhe as paredes com essa solução e deixe agir por 2 horas;
  9. Agora, encha novamente a caixa e depois escorra toda a água utilizada.

Lembre-se sempre de usar materiais de segurança, como luvas e máscara para manusear a água sanitária e fazer a limpeza correta de sua caixa d’água. É importante reforçar que esse passo será mais bem feito se você tiver a ajuda de profissionais.

Pronto! Com as dicas que passamos, você terá uma caixa d’água limpa e pronta para o uso, garantindo saúde e bem-estar para sua família.

Gostou das dicas? Continue acompanhando os conteúdos que postamos aqui no blog e curta nossa página no Facebook para continuar bem informado!

Add comment